Um novo estacionamento está sendo construído no Trecho 4 do Setor de Indústrias de Abastecimento (SIA). Com investimento na ordem de R$ 1,4 milhão, o projeto busca suprir a carência de vagas no entorno das vias IA 3 e IN 1, áreas que concentram intenso fluxo de trabalhadores e comércio ligado ao setor de inflamáveis. Ao todo, o espaço terá 295 vagas para veículos leves. A obra é executada com recursos da Administração Regional do SIA, por uma empresa especializada contratada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
O estacionamento está sendo feito em piso de bloquetes intertravados, com área total de 7.439 m², incluindo rampas acessíveis e calçadas adequadas às normas de acessibilidade vigentes. Serão 238 vagas padrão, 12 para idosos, 12 para pessoas com deficiência, 22 para motos e 11 para paraciclos. O diretor de Obras da Novacap, André Vaz, ressalta que a obra é mais uma iniciativa do GDF para oferecer conforto e segurança à população. “O estacionamento no SIA integra o conjunto de intervenções de infraestrutura urbana executadas pela Novacap, com foco na melhoria da mobilidade e na organização do espaço público”, destaca. “O projeto foi dimensionado para ampliar a capacidade de vagas na região, atendendo a uma demanda existente e contribuindo para a fluidez do tráfego local", acrescenta o diretor.
Em andamento desde o começo de abril, a obra já passou pela fase de retirada de vegetação, limpeza e nivelamento. Os próximos passos serão a terraplanagem, a construção do piso intertravado, o dimensionamento das vagas e a sinalização. A empresa responsável é a AG + Engenharia Ltda. São gerados cerca de 40 empregos diretos e indiretos.
O assessor de planejamento da Administração Regional do SIA, Galeno Moura, ressalta que a intervenção tem o objetivo de melhorar a mobilidade urbana da região administrativa, que reúne mais de 5,6 mil moradores e recebe diariamente cerca de 300 mil pessoas, entre trabalhadores e clientes das 4,5 mil empresas instaladas. “Era uma área que não tinha ocupação e foi destinada ao estacionamento, que terá mais de 7 mil m², atendendo às diversas empresas que trabalham por aqui. No projeto consta que vai ser piso intertravado, que tem maior durabilidade por conta do tanto de peso que suporta”, explica.
O empresário Guaciel da Silva, 53 anos, mantém um restaurante em frente ao novo estacionamento há mais de uma década. Ele conta que o local já era utilizado de modo irregular e, com a obra, oferecerá mais conforto aos motoristas. “O pessoal coloca os carros em cima da grama, às vezes na terra. Agora vai melhorar bastante”, diz ele, que acredita que a organização também será positiva para o comércio. “Para mim, vai trazer mais movimento. Mais pessoas circulando.”