Fraudes em série: rede de supermercados do DF é reincidente em furto de energia e volta a ser flagrada pela Neoenergia

Fraudes em série: rede de supermercados do DF é reincidente em furto de energia e volta a ser flagrada pela Neoenergia
Nova irregularidade identificada em loja da Asa Norte poderia abastecer 4 mil casas. Desde 2021, empresa já foi alvo de 38 autuações por infrações elétricas
Brasília, 08 de outubro de 2025 - Uma das maiores redes de supermercados do Distrito Federal voltou a ser flagrada cometendo furto de energia elétrica. Desta vez, a irregularidade foi identificada por técnicos da Neoenergia Brasília durante inspeção de rotina em uma unidade localizada na SQN 506, na Asa Norte. A fraude foi detectada no medidor e resultou na recuperação de 564.247 kWh, volume suficiente para abastecer mais de 4 mil residências por um mês. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 606 mil.
Todas as irregularidades identificadas foram removidas, o fornecimento foi normalizado e os equipamentos envolvidos encaminhados à perícia policial. A distribuidora instaurou processo administrativo para cobrança da energia não faturada.
Essa não é a primeira vez que o estabelecimento é autuado. Em janeiro de 2024, a mesma unidade da Asa Norte foi alvo de fiscalização após indícios de manipulação externa em um medidor defeituoso. Desde que a Neoenergia assumiu a concessão no DF, em 2021, essa rede de supermercados acumula 38 notificações de irregularidades — sendo 16 lojas autuadas por falhas na medição ou fraudes comprovadas. O total de energia recuperada até o momento chega a 1.880.000 kWh, equivalente ao consumo mensal de 13.446 residências, com prejuízo estimado em R$ 1,7 milhão.
“A reincidência neste caso chama atenção e reforça a importância do combate sistemático a práticas ilegais de consumo. Fraudes como essa não apenas representam prejuízo financeiro, mas colocam em risco a segurança das pessoas e a qualidade do fornecimento para toda a população”, afirma Wilson Matias, supervisor de Recuperação de Energia da Neoenergia Brasília.
A empresa alerta que furtos de energia — popularmente conhecidos como “gatos” — são crime, previstos no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de prisão. Além dos riscos jurídicos, esse tipo de prática pode provocar acidentes graves, incêndios e interrupções no fornecimento de energia.
A Neoenergia Brasília reforça ainda a importância da participação da sociedade no combate a esse tipo de crime. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 116 ou presencialmente nas lojas de atendimento.
COMENTÁRIOS