Os centros interescolares de línguas (CILs) do Distrito Federal estão com inscrições abertas para o próximo semestre letivo. O prazo começou no último dia 15 e segue até 9 de janeiro. Os benefícios do estudo de outras línguas além da nativa são inúmeros, e os estudantes que passam pelos CILs confirmam a qualidade do ensino e as mudanças de vida proporcionadas por meio da formação.
O Centro Interescolar de Línguas (CIL) 01 de Brasília, que neste ano celebrou 50 anos de existência, formou, na última semana, 99 alunos nos cursos de inglês, francês, alemão e espanhol. A cerimônia marcou a conclusão do ciclo avançado do ensino de diferentes idiomas. Presente no evento, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, fez o discurso de abertura. Professora de língua inglesa, a gestora destacou os diversos benefícios proporcionados pelo aprendizado de um novo idioma.
"A gente sabe dos inúmeros benefícios que o estudo de uma língua estrangeira traz para quem estuda. Benefícios cognitivos, sociais e culturais; a possibilidade de viajar com mais segurança, entendendo melhor o que se demanda em outro país; poder interagir, assistir a um filme ou a uma peça em outra língua. E um dos mais importantes é conhecer novas culturas e pessoas por meio desse estudo", afirmou.
Hélvia destacou a trajetória do CIL 01 de Brasília, que comemorou 50 anos de existência em agosto deste ano, e agradeceu a participação na formatura. "É sempre muito significativo participar desse momento de conclusão de curso. No caso dos CILs, muitas vezes o aluno retorna para aprender uma outra língua", pontuou.
A diretora do CIL 01, Dóris Scolmeister, agradeceu a presença da secretária no evento. "Somos gratos à SEEDF por todo o apoio e pela presença em nossos eventos. Este ano foi especial: comemoramos 50 anos de excelência e dedicação e, para coroar tudo, terminamos o semestre como a segunda melhor escola de espanhol do Brasil!", destacou.
Avaliação positiva da qualidade do ensino