Pista de patinação, roda-gigante, teatro infantil, apresentações musicais, carrossel… Tudo isso e muito mais está à disposição no Nosso Natal 2025, promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) na Esplanada dos Ministérios. A festividade começou no dia 8 deste mês e segue até 4 de janeiro, com exceção do dia 31 (véspera de Ano-Novo), sempre das 17h às 23h. O evento gratuito recebeu investimento de R$ 15 milhões e é organizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), com apoio da Chefia-Executiva de Políticas Sociais e execução do Instituto Missão Hoje.
Além de oferecer atividades para toda a família, o espaço encanta os visitantes com a decoração. O ponto central da vila cenográfica é a árvore de Natal, com mais de 30 metros de altura, localizada na praça de alimentação. A Casa do Papai Noel, o presépio, as vilas e a roda-gigante também chamam a atenção — o brinquedo tem 22 metros de altura e 16 gôndolas, incluindo uma cabine adaptada para pessoas com deficiência. O festival ocupa uma área total de 64.590 m².
Nesta sexta-feira (26), a assistente administrativa Helem Souza, 37 anos, aproveitou a folga do trabalho para conhecer o evento com a família. “Meus filhos e minha afilhada estão de férias e, como criança em casa é "fogo", decidimos vir conhecer. Achei muito bonito, tem muita coisa para fazer e pretendo participar de tudo”, contou. “É muito bom ter distrações gratuitas para a família, porque imagina o quão caro seria para levar as três crianças num brinquedo pago, nem todo mundo tem condições”, comentou a moradora de Planaltina.
Quem também deseja vivenciar a experiência completa do Nosso Natal 2025 é a ajudante de cozinha Elenildes Morais, 38. Ela saiu do trabalho e foi direto para a Esplanada dos Ministérios encontrar o esposo e os dois filhos. Em menos de uma hora no evento, os pequenos brincaram no carrossel, se divertiram com um show de mágica e se preparavam para assistir à sessão de teatro. “Minha filha está de férias e eu estava só esperando a chance de vir, estou gostando muito. Depois ainda queremos ir na pista de gelo e na roda-gigante”, compartilhou.
Já a bancária Cibele Silva, 33, elogiou a estrutura e reforçou a importância da ação para o DF. “Hoje o dia está muito bonito, ensolarado, e trouxemos as crianças para conhecerem, porque é um evento gratuito proporcionado pelo GDF e acho que é importante a gente prestigiar, fazer valer o que o governo propõe para a nossa população”, comentou ela, que já planeja a segunda visita. “Acredito que volto antes de 4 de janeiro para trazer mais crianças, aqui está muito legal. A estrutura está linda, de muito bom gosto, uma decoração impecável, tudo muito limpinho, os banheiros organizados.”