Seja bem-vindo · Brasília, 09/01/2026
AO VIVO
Últimas notícias | Plínio defende manifestantes em ato na COP 30 e critica ações de ONGs
DE OLHO NA POLÍTICA MANCHETES

O "SE" para Deputados Distritais de volta aqui no EG NEWS, vejam!

Por Redação 23/12/2025 às 05h42 • Atualizado em 23/12/2025 às 09h48
Imagem da matéria
ouvir notícia
00:00

Por: Eugênio Piedade 

A briga será acirrada entre os candidatos ao cargo de Deputados Distritais, vejam o que observamos no cenário politico atual do Distrto Federal.:

Dos 24 deputados distritais da atual legislatura, 20 vão concorrer à reeleição e 4 vão tentar voos mais altos:

Martins Machado/Republicanos: Deve ser o mais votado entre os 24 eleitos, é correto, sério e trabalha como uma formiguinha, e tem a seu favor a base evangélica (Universal), seus pilares são o esporte e os idosos. "SE" continuar fazendo esse belo trabalho, não escapa de no futuro ser orientado pela igreja para voos mais altos. 

Ricardo Vale/PT: Vai tentar novo mandato de deputado distrital. Assumiu de vez a causa Pets, e não deixou o esporte de lado, com a decisão do Deputado Daniel Donizete para tentar ser federal, Ricardo passa a ser o protetor da causa Pets, com certeza terá uma excelente votação e será um dos nomes fortes da CLDF em 2027/30. "SE" continuar forte com essas duas causas (Pets e Esportes) na proxima será deputado Federal ou tentar outro cargo maior, tem tudo para realizar isso.

Jaqueline Silva/MDB: Vai para a reeleição e pode até ser uma das mais votadas, tem uma estrutura sólida e faz um grande trabalho em sua região, seu trabalho é voltado para a Educação, "SE" manter o pé no chão, deve ser o nome forte do MDB nessa proxima legislatura.

Chico Vigilante/PT: Outro que irá para a reeleição pelo PT e esta sempre entre os mais votados. Também vai se engajar na campanha do presidente Lula ao quarto mandato. Chico é aquele político que pode ficar em casa que já estará eleito, tem um sindicato que trabalha por ele em retribuição a sua dedicação e luta em causas da sua classe. Nome certo para CLDF 2026. "SE" fizer o que vem fazendo em seus mandatos anteriores, só sai da CLDF para aposentar-se.

Eduardo Pedrosa/UP: Buscará a reeleição, trabalhou muito em praticamente todo o DF principalmente no Paranoá/Itapoã/Gama, pelo seu belo e eficiente trabalho, deve conseguir sua reeleição com uma certa facilidade e "SE" continuar a atender todo o DF e não somente uma região, será nome forte para governo em 2030.

Robério Negreiros (?): Para não sair da base Ibaneis, deve mudar de partido. Está filiado ao PSD, mas deve migrar para o Podemos e disputar a reeleição, seus milhares de funcionários o farão continuar a ser um deputado distrital. Só não será eleito "SE" seus funcionários não o apoiarem e não votarem nele.

Jorge Vianna (?): Vai concorrer a novo mandato de deputado distrital. Está filiado ao PSD, mas recebeu convite para ingressar no Republicanos para permanecer na base de Ibaneis, na nossa opinião, ele já tem cacife e respaldo para tentar uma vaga de Deputado Federal pela Saúde. "SE" vier a distrital e escolher um bom partido, leva facil.

Hermeto/MDB: Está no MDB e deve continuar no partido. Líder do governo Ibaneis na Câmara Legislativa, ele está engajado na eleição da vice-governadora Celina Leão. Tem 4 administrações regionais e base principalmente entre policiais militares, sua origem, outro que deve se reeleger com facilidade também. Não "SE" perde uma eleição com 5 cidades na mão.

Max Maciel/PSOL: Busca segundo mandato pelo PSol. Foi muito bem votado na eleição passada e fez um bom trabalho no decorrer do seu mandato. Tem sua base sólida, onde atua com foco principalmente na área de transporte e mobilidade, "SE" mostrar o que fez no decorrer do seu mandato, deve se reeleger com facilidade.

Pepa/PP: Está em busca do segundo mandato de deputado distrital. É um dos aliados da vice-governadora Celina Leão, cresceu muito em Planaltina/Arapoanga, "SE" conseguir resolver os problemas do seu chefe de gabinete pode ter chançe caso contrario tem gente forte na sua cola, querendo sua vaga.

Gabriel Magno/PT: É pré-candidato a deputado distrital. Busca o segundo mandato na Câmara Legislativa. Tem bandeira ligada à educação e discurso de oposição à Câmara Legislativa. Outro que é muito bem aceito pela categoria dos professores, "SE" tiver o apoio em massa que obteve dos professores quando fez o Pod Cast EG NEWS,  deve ser eleito com facilidade.

Wellington Luis/MDB: É o atual presidente da Câmara Legislativa e vai concorrer a novo mandato de deputado distrital. Faz um grande trabalho na presidência do CLDF, mais sua base eleitoral tem muitos pré-candidados do seu mesmo seguimento (4). "SE" realmente concorrer a reeleição e não conseguir a tão sonhada vaga do TC/DF, e focar na sua classe, deve conseguir sua reeleição caso concorra. 

 

AQUI COMEÇAM AS PREOCUPAÇÕES

 

Iolando/MDB: Vai disputar a reeleição pelo MDB. Ele tem um trabalho voltado para a defesa de pessoas com deficiência. É aliado do governador Ibaneis Rocha. Vinha crescendo muito e já era dado como certo sua reeleição, mas "SE" realmente o ex-deputado Adão Xavier, pode ter serior problemas com a divisão dos votos dos evangélicos e ficar sem mandato.

Roosevelt Vilela/PL: Vai concorrer à reeleição. Da base dos bombeiros do DF, o distrital que se elegeu pela primeira vez pelo PSB adotou discurso mais conservador no PL, pela concorrência entre os militares, "SE" conseguir fazer com que o seu nome seja único nos Bombeiros pode conseguir sua vaga, mais que tem que trabalhsr muito, isso tem.

Doutora Jane/Republicanos: A brasa que tinha tudo para virar fogaréu, apagou, foi a revelação da última eleição, seu coordenador chefe e administrador, jogou tudo por áagua a baixo, administrou errado e a mão de ferro, perdeu seus principais aliados (quem realmente tinha voto). O voto da polícia esta muito concorrido, A blindagem imposta por sua família e o comando das administrações a mão de ferro, a afastaram do seu eleitor. "SE" escolhesse um coordenador chefe (administrador), competênte, trabalhador e humilde, com serteza teria dobrado sua votação neste proximo pleito. Dificilmente consegue a reeleição.

Rogério Morro da Cruz/PRD: Disputará um novo mandato. A indecisão de sair ou fica na base podem lhe prejudicar, está no PRD comandado por Lucas Kontoyanis, que apoia José Roberto Arruda, o distrital de Sao Sebastião tem sido cortejado por partidos da base de Ibaneis, "SE" conseguir solucionar isso pode ter alguma chance, mais tem um ex-deputado da sua cidade na sua cola, e com bons serviços prestados para a comunidade querendo sua vaga de volta, deve ter muita dificuldade para sua reeleição.

João Cardoso/AVANTE: Tentará releição. Deputado que não aparece para o eleitor, deve ser um problema para sua reeleição, tem um ditado que vale muito nessas horas "Quem não é visto não é lembrado". Ele foi eleito pelo Avante, mas o avisaram que só terá legenda se for para Deputado Federal, terá muita dificuldade para entrar em outro partido  para tentar sua reeleição. "SE" conseguir um partido que lhe dê a legenda, a Igreja Católica podera lhe ajudar na Reeleição..

Joaquim Roriz Neto/PL: tem o legado politico e o nome do ex-governador Joaquim Roriz e vai se candidatar novamente a deputado distrital pelo PL, "SE" o ex-governador Roriz pedir ao povo Brasiliense o voto para seu neto, podera ter alguma chance.

Dayse Amarilio/PSB: filiada ao PSB, busca o segundo mandato na Câmara Legislativa. Ela tem foco na defesa de melhorias para a enfermagem, sua profissão, Dois candidatos do mesmo segmento, é uma situação um pouco dificil, ainda mais se o outro candidato esta na casa dos 30 mil votos, Mais "SE" aparecer mais para o eleitor, pode  se preparar para a próxima, outra que terá muita dificuldade para sua reeleição.

Pastor Daniel de Castro/PP: Também está em pré-campanha a deputado distrital. Tem o discurso conservador e evangélico, seu discurso é Bolsonarista, pode ser que obtenha lucro com isso, sua legenda é fortissima e com grandes nomes na disputa, terá muita dificuldade na sua reeleição.

 

Paula Belmonte/PSDB

Daniel Donizet/MDB:

Fábio Félix/PSOL: 

Thiago Manzoni/PL: . 

Formando os 24 Deputados Distritais, estes falo no próximo se o "SE" ELEGESSE ALGUEM

 

QUEM VEM COM FORÇA TOTAL: FIQUEM DE OLHO, 4 CADEIRAS GARANTIDAS PARA 2027/2030

Renata Daguiar:  

Renata Daguiar tem compromisso com o serviço público, a inclusão social e o fortalecimento da mulher. 

Fundou, em 2017, o Instituto Reciclando o Futuro, uma organização sem fins lucrativos que já impactou milhares de famílias no Distrito Federal e entorno. O Instituto promove inclusão social por meio de cursos, capacitações, eventos culturais e ações No mesmo ano, Renata relançou o livro A Revolução por Dentro”, escrito por seu avô, Hernani d’Aguiar, reafirmando seu compromisso com a educação e o pensamento crítico.

Renata já assumiu o cargo de Diretora de Gestão de Fundos e Benefícios do FNDE, liderando políticas públicas voltadas à educação em nível nacional.

Em 2023 assumiu o cargo de Subsecretária de Promoção das Mulheres do Governo do Distrito Federal. Nesse papel, passou a coordenar políticas públicas voltadas ao fortalecimento, proteção e valorização das mulheres, reforçando seu compromisso com a igualdade de gênero.

"Instituto Reciclando o Futuro"

"Loja Colaborativa Cerrado Feminino"

Na secretaria da Mulher:
- Realize com Pipocas
- Projeto Elas
- Cerrado Feminino
- Restaurando Sorrisos

 

Daniel Radar:

Daniel Radar é jornalista, gestor público e estudante de Direito. Atua como ativista comunitário em Santa Maria e Gama, Criou o projeto “Radar Santa Maria e Gama”, voltado à fiscalização cidadã e à denúncia de problemas em áreas como infraestrutura, saúde, transporte e serviços públicos.

Na vida pública, atuou como assessor do senador José Reguffe e da senadora Damares Alves e atualmente é vice-presidente do partido Avante/DF.

É apoiado por Senadora Damares Alves, José Reguffe e José Roberto Arruda.

Reconhecido pelo engajamento comunitário e pela defesa de um legislativo mais eficiente, Daniel Radar se consolida como uma das principais lideranças emergentes do Distrito Federal.

 

"Tabanez O INCANSÁVEL":

Tabanez criou alguns projetos acredita que política de verdade se faz com ação, presença e compromisso com as pessoas. É assim que nascem e seguem vivos os projetos que impactam milhares de famílias no Distrito Federal.
"Visão para Todos" já levou atendimento oftalmológico a mais de 10 mil crianças. 

"Abrindo Horizontes", mais de 300 cursos online estão disponíveis para quem quer se qualificar, aprender uma nova profissão e ter mais oportunidades. Educação é liberdade e transformação.

"Advogados Mais Perto de Você" garante consultoria jurídica gratuita, aproximando o direito de quem mais precisa e muitas vezes não tem acesso à informação.
E quando o assunto é cuidado com a infância, o compromisso é constante: entrega de brinquedos no Dia das Crianças, o Papai Noel presente nas cidades sorteadas, levando alegria, dignidade e esperança às famílias.
Esses projetos não são promessas. São fatos. São ações que seguem firmes, porque quem trabalha pelo povo não para diante de perseguições. Continua, cresce e transforma.

 

Hamilton Teixeira (TATU DO BEM)

Hamilton Teixeira dos Santos É Músico, Coordenador de projetos sociais, Fundador do Instituto sócio cultural DO BEM, Hoje é presidente Nacional da Confederação das Quadrilhas Juninas do Brasil

Há 26 anos montou um instituto sócio-cultural através de uma quadrilha junina e há 26 anos é o cara do social em samambaia e que durante a pandemia foi um dos institutos do Brasil que mais doação de alimentos, é ligado ao esporte à cultura as atividades só culturais contra turno escolar e também da terceira idade.

Dedica seus últimos 26 anos de vida aos projetos social da sua cidade. Seu Instituto é uma junção da cultura com o esporte e surgiu o "Instituto Do Bem onde foi seu fundador e atual presidente.Recentemente o Instituto doou 1200 brinquedos a crianças carentes de Samambaia.