Plano Piloto terá ação de acolhimento à população em situação de rua na terça (17) e na quarta-feira (18)
Por Redação•
16/03/2026 às 12h27
Compartilhe:
O Governo do Distrito Federal (GDF) fará a oferta de acolhimento e assistência social a pessoas instaladas em 15 endereços distintos no Plano Piloto, em ações que terão início às 9h desta terça-feira (17), seguindo na quarta (18).
Coordenada pela Casa Civil, a operação envolve as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Saúde (SES-DF), de Educação (SEEDF), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), de Segurança Pública (SSP-DF), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). Também participam o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Novacap, a Codhab, o Detran-DF, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar.
Operação compreende acolhimento e oferta de serviços básicos a pessoas em situação irregular de moradia | Foto: Arquivo/Agência Brasília
As pessoas em situação de rua receberão a oferta de diversos serviços em áreas como saúde, educação e assistência social, além de orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual. Também será oferecido um auxílio excepcional de R$ 600 para quem não tiver condições de pagar aluguel. Igualmente haverá oferta de vagas em abrigos, programas de qualificação profissional – como o RenovaDF – e cadastro para unidades habitacionais.
Após todo o atendimento, a DF Legal fará o desmonte das estruturas e o transporte dos pertences ao local regular indicado pelo ocupante. Em último caso, o governo levará os objetos pessoais ao depósito da pasta (SIA Trecho 4, lotes 1.380/1.420), onde poderão ser retirados em até 60 dias, sem qualquer custo para o responsável.
No decorrer de toda a semana, as secretarias atuaram em abordagens sociais e atendimentos prévios nos locais, mapeando o público que será atendido e suas demandas.
Veja, abaixo, os pontos de ação no Plano Piloto nesta terça e na quarta-feira.
⇒ Hemocentro, em frente à SQN 302 ⇒ 601 Norte ⇒ L2 Norte, na altura da 602, abaixo do Serpro ⇒ Estacionamento do Ministério da Defesa ⇒ Estacionamento ao lado do Ilhas do Lago ⇒ Ao lado do Clube da Aeronáutica ⇒ Setor Comercial Sul ⇒ Ao lado do posto Melhor ⇒ Via L4 Norte, próximo à via N1 Leste ⇒ Buraco do Rato ⇒ Sob o viaduto do Setor de Clubes Esportivos Sul, antes da ponte Honestino Guimarães ⇒ Entre o Eixo L e o Eixão, altura da SQS 203 Bloco H ⇒ CLS 102 Bloco A, ao lado da Drogasil ⇒ Centro Pop ⇒ Via W5 e W4 Sul, extensão da 903 à 905 e da 702 à 705.