A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) celebrou, nesta segunda-feira (26), seu aniversário de 25 anos. Fundada em 2001, a entidade de caráter científico-tecnológico, educacional, sem fins lucrativos e vinculada diretamente à Secretaria de Saúde (SES-DF), possui papel de relevância no ensino e na pesquisa do Distrito Federal. Mantenedora da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) e da Escola de Saúde Pública do DF (ESP/DF), a instituição conta com um corpo técnico de excelência, que capacita profissionais de saúde e pessoas da comunidade, com oferta de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e ensino técnico por meio de suas escolas.
Com um auditório lotado de servidores, gestores, docentes, discentes e convidados, a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (FAB) foi responsável por tornar o ambiente acolhedor e agradável. Entoando músicas conhecidas, que fizeram a plateia se emocionar, também executaram o hino nacional, que deu o tom solene à celebração. Ex-diretores e outras autoridades, que reconhecem a importância da instituição, também participaram da comemoração, que aconteceu durante toda a manhã.
A diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes, em sua fala durante a mesa de abertura, ressaltou “o papel fundamental dos servidores na construção da história da instituição” e agradeceu “o empenho e dedicação de cada um”. A gestora pontuou a “evolução dos cursos de graduação, o investimento contínuo em pesquisa, a criação de novos cursos técnicos, ampliação das residências médicas e dos cursos de especialização, aumento no número de vagas nos cenários de ensino da SES, melhorias dos nossos espaços físicos e tantas outras conquistas para serem comemoradas”. Para ela, o sucesso da Fepecs se deve ao “trabalho conjunto, que é feito com muito amor”. A diretora finalizou agradecendo mais uma vez aos servidores e “ao trabalho em equipe, que realiza grandes coisas”.
O secretário de Saúde, Juracy Cavalcante, também evidenciou o trabalho realizado pela Fepecs e, segundo ele, como “defensor do Sistema Único de Saúde (SUS) e da capacitação e formação de profissionais” não podia deixar de comparecer a um evento que celebra “o passado e o futuro”. O gestor refletiu sobre como foi inovadora a criação da Fepecs há 25 anos e como a instituição “acompanha os avanços tecnológicos mundo afora, para uma educação diferenciada”. Juracy ressaltou “a coragem de Jofran Frejat”, que idealizou a Fundação e disse que “já naquela época ele pensou em uma instituição que fugia do tradicional”.