Neste domingo (25), às 10h30, está programada a implosão do antigo edifício Torre Palace Hotel, localizado no Setor Hoteleiro Norte, em Brasília. Trata-se de uma megaoperação com início das atividades às 6h e encerramento estimado às 18h. No momento da implosão, espera-se a formação de intensa nuvem de poeira.
Em razão dos riscos de exposição a agentes biológicos associados a poeira contaminada por excrementos de pombos e morcegos, a Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses (Gvaz), da Secretaria de Saúde (SES-DF), divulga nota técnica com diversas recomendações à população em geral que esteja nas imediações, em especial a grupos vulneráveis como pessoas imunossuprimidas ou vivendo com HIV, idosos, gestantes, crianças, transplantados e pacientes em uso de terapias imunossupressoras.
A nota técnica tem caráter preventivo. A inalação de aerossóis (partículas finíssimas suspensas no ar) é a maior preocupação quanto à exposição a microrganismos presentes no sítio da demolição. Entre as principais zoonoses fúngicas que, em caráter teórico, podem estar associadas a esse tipo de cenário, destacam-se a histoplasmose, causada pelo Histoplasma capsulatum, fungo ambiental encontrado em solos e estruturas com presença de matéria orgânica de origem animal; e a criptococose, causada pelo Cryptococcus neoformans e pelo Cryptococcus gattii, frequentemente associada a excretas de pombos.