À frente de projetos que mudaram a paisagem e a rotina de milhares de pessoas, a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) fechou o ano com um balanço robusto, marcado por investimentos expressivos, frentes de trabalho simultâneas e um compromisso claro: melhorar a vida da população em todas as regiões administrativas. “O que vimos ao longo de 2025 foi o resultado de muito planejamento, seriedade e trabalho duro”, afirma o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.
Maior obra de infraestrutura urbana do Distrito Federal, o Sol Nascente simboliza a transformação promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) nos últimos anos. Em 2025, o compromisso assumido foi cumprido: as obras avançaram e mudaram de forma definitiva a realidade da região.
Na região da Colônia Agrícola Samambaia, as obras de infraestrutura representam a última etapa de um projeto que transformou completamente Vicente Pires. O local, que historicamente sofria com alagamentos e problemas viários, agora recebe os serviços finais de drenagem, pavimentação e urbanização.
Corredores de ônibus
A mobilidade urbana seguiu como uma das prioridades da SODF neste ano. O corredor exclusivo de ônibus da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) continuou avançando, com obras em andamento.
“Essas obras fazem parte de uma visão de longo prazo, que exige estudos técnicos, responsabilidade fiscal e diálogo permanente entre os órgãos. Estamos preparando o DF para os próximos anos”
Valter Casimiro, secretário de Obras e Infraestrutura
Já o corredor exclusivo da Estrada Setor Policial Militar (ESPM), no Setor Policial, foi concluído e entrou em operação até o Terminal Asa Sul, trazendo mais conforto, segurança e dignidade para milhares de usuários do transporte público.