De servente a presidente: a inspiradora trajetória de Manoelzinho do Táxi no DF
**Manoelzinho do Táxi revela trajetória de servente a presidente do Tribunal de Contas do DF**
O Ex-administrador, deputado distrital e advogado, Manoelzinho do Táxi conta os desafios que superou para chegar ao topo do Tribunal de Contas do Distrito Federal
Manoel de Andrade, conhecido popularmente como Manoelzinho do Táxi, concedeu entrevista exclusiva ao Portal EG NEWS, onde detalhou sua trajetória de vida, marcada por desafios e superação, até alcançar a presidência do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).
De Potiguar a brasiliense: quase 53 anos de luta e trabalho. Nascido em Jaçanã, na Chapada da Borborema, no Rio Grande do Norte, Manoelzinho do Táxi se mudou para Brasília há quase 53 anos. Durante muito tempo, trabalhou em diversas funções, incluindo servente de limpeza, copeiro, garçom, cumim (auxiliar de garçom) e barman. Além disso, atuou em feiras vendendo livros e roupas, até comprar um táxi, que deu origem ao seu apelido.
Nos anos 1970, Manoelzinho investiu na educação, cursando Geografia, Administração e Direito, tornando-se advogado. Posteriormente, foi eleito deputado distrital por três mandatos. Também atuou como presidente da Federação Nacional dos Caminhoneiros e Taxistas, inicialmente como vice, assumindo o cargo efetivamente.
Após sua trajetória parlamentar, foi convidado para assumir a Secretaria de Administração do Distrito Federal. Em seguida, recebeu um convite para integrar o Tribunal de Contas do DF, onde está há mais de 25 anos, atualmente exercendo a presidência da instituição. A resposta foi imediata: “É para você, quer? Eu aceitei”, relembra.
Manoelzinho do Táxi destaca que sua história é marcada pela perseverança e vontade de vencer, desde os trabalhos braçais até o comando de um dos órgãos mais importantes da fiscalização pública em Brasília.