Um grupo de 55 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem celebrou, na segunda-feira (11), a conclusão do quinto e último ciclo de 2025 do programa Profissão Saúde. A solenidade foi realizada no Centro de Educação Profissional Miguel Setembrino, no Setor Comercial Sul. Ao longo do ano, a iniciativa capacitou mais de 600 profissionais da área, ampliando oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF), o programa é voltado a profissionais já formados que ainda não conseguiram ingressar no mercado. A proposta alia qualificação técnica e vivência prática, permitindo que os participantes aprimorem conhecimentos e conheçam, de perto, a rotina hospitalar.
Durante a formação, os alunos atuam em plantões supervisionados em enfermarias, unidades e centros cirúrgicos de grandes redes parceiras, como o Grupo Santa, a Rede Américas e os hospitais Santa Marta, Placi e São Mateus, o que contribui para o desenvolvimento profissional e aumenta as chances de empregabilidade.
A enfermeira Beatriz Lopes, de 25 anos, conta que encontrou no programa a oportunidade de atualizar os conhecimentos adquiridos na graduação. “Poder estudar no Senac, com foco nas rotinas hospitalares, foi um divisor de águas na minha carreira. Programas como esse fazem a diferença na vida de quem quer trabalhar e crescer na área da saúde”, afirmou.
O Profissão Saúde também marcou a trajetória de Karine Ribeiro, moradora de Valparaíso. Estudando para concursos, ela destaca que o aprendizado obtido contribuirá diretamente para seus objetivos profissionais. “Além de me atualizar, tive acesso a conteúdos que não vi durante a graduação. Para quem busca crescimento profissional, participar do programa é essencial”, pontua.