Antecipando as comemorações natalinas, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) realizou, na última sexta-feira (5), o Sabor de Natal, iniciativa que promove uma ceia natalina para todos os estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal. No Centro de Ensino Fundamental (CEF) 02 da Estrutural, além da refeição especial para os 1.218 alunos, a escola também recebeu o Papai Noel, presentes e muita diversão.
Inspirado no nome do concurso que elege as melhores merendeiras da rede pública de ensino, o Sabor de Escola, a ação natalina teve no cardápio: lombo suíno, coxa e sobrecoxa de frango assados, arroz e feijão cozidos, farofa de cuscuz com chuchu ralado, salpicão de repolho verde, milho, iogurte natural, cenoura ralada e maçã. A ceia ainda foi complementada com panetones e frutas como manga e melão.
Na festa, realizada na escola na Estrutural, estiveram presentes a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, as subsecretárias de Apoio às Políticas Educacionais, Fernanda Mateus, e de Educação Básica, Iêdes Braga, além do subsecretário de Administração Geral, Francisco das Chagas Paiva. Os oito merendeiros finalistas do concurso Sabor de Escola também estiveram no evento.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, mencionou a alegria de poder oferecer uma ceia para os estudantes da rede. “O Natal já chegou em todas as escolas da rede, e hoje nós estamos tendo um momento especial que é a ceia natalina na merenda, tudo que será servido está relacionado ao dia do Natal. Estamos muito felizes em poder proporcionar isso”.
Evolução da merenda escolar
Orgulhosa com o trabalho das merendeiras, Fernanda Mateus ressaltou a importância de proporcionar momentos como este e explicou que a iniciativa já acontecia em algumas escolas e, agora, foi ampliada para toda a rede. “Hoje, nós estamos comemorando um Sabor de Natal inspirado em algumas escolas que já faziam uma ceia, então, por que não trazer isso para toda a rede? Os ingredientes da alimentação escolar são tão ricos! No final, ficou lindo, emocionante! As escolas estão de parabéns”, destacou.