A manhã desta sexta-feira (5) marcou a 15ª edição do Fórum de Orientação Educacional da Secretaria de Educação Federal (SEEDF), no auditório do Museu Nacional da República. Tradicionalmente voltado ao Dia do Orientador Educacional, celebrado em 4 de dezembro, o evento reuniu mais de 700 profissionais que atuam nas escolas públicas do DF.
A subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Braga, falou sobre a consolidação do fórum ao longo de seus 15 anos, reconhecendo as equipes responsáveis pela organização e os orientadores educacionais presentes.
“Esse crescimento acontece pela competência e pelo compromisso de cada orientador que está nas regionais e nas nossas unidades escolares”, afirmou, lembrando que têm sido fundamentais para fortalecer essa trajetória as parcerias, como as firmadas com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae/DF) e com instituições que apoiam a formação.
Formação continuada
Promovido pela Subsecretaria de Educação Básica (Subeb) com apoio do Sebrae/DF, o fórum consolidou-se como espaço de valorização profissional e de formação continuada. Além dos orientadores educacionais, outros servidores da rede participaram da programação, que integra a estruturação de políticas públicas voltadas ao bem-estar e à aprendizagem dos estudantes.
“O Sebrae trabalha há muitos anos com a Secretaria de Educação, estimulando os jovens a enxergar alternativas no empreendedorismo”, lembrou o gerente de Políticas Públicas e Ecossistemas de Negócios da instituição, Jorge Adriano Soares. “É essencial desenvolver criatividade, solução de problemas e comportamento empreendedor para que tenham um futuro promissor e contribuam para o desenvolvimento da cidade.”
Iêdes Braga anunciou que a rede iniciará o próximo ano letivo com um programa estruturado de educação socioemocional, pensado para apoiar de forma concreta o trabalho desenvolvido nas escolas. “Estamos trabalhando para subsidiar o trabalho de vocês, não para aumentá-lo”, declarou. “Queremos capacitar professores, fortalecer a rede e atuar com pertencimento, comunidade e cocriação, criando, participando e transformando juntos.”