Rádio EG News Domingo, 21 de junho de 2026 21/06/2026
EG News
Siga-nos
Últimas notícias | Plínio defende manifestantes em ato na COP 30 e critica ações de ONGs
Empresas Públicas GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Novacap não paga, caminhoneiros anunciam greve!

Por Redação 20/06/2026 às 18h56 • Atualizado em 20/06/2026 às 15h58
Imagem da matéria

Mesmo após crédito de R$ 60 milhões para a Novacap, caminhoneiros anunciam greve por falta de pagamento

Cooperativa afirma que recursos em atraso não foram repassados e que não há condições para abastecer veículos e máquinas; paralisação começa nesta segunda-feira (22).

Caminhoneiros e operadores de máquinas que prestam serviços à Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) anunciaram paralisação das atividades a partir desta segunda-feira (22), alegando atrasos nos pagamentos e falta de condições para manter a operação.

A decisão foi comunicada pela Cooperativa dos Transportadores e Prestadores de Serviços do Distrito Federal (COORPECAMDF), que afirma não ter recebido os repasses financeiros necessários para honrar compromissos básicos, como abastecimento de veículos e manutenção de equipamentos.

O movimento ocorre em meio à divulgação de um crédito suplementar de R$ 60 milhões destinado à Novacap, conforme documento oficial do Governo do Distrito Federal. Os recursos foram direcionados para ações de manutenção de áreas urbanizadas, jardinadas e vias públicas do Distrito Federal.

Segundo a cooperativa, apesar da autorização orçamentária, os pagamentos referentes aos contratos seguem pendentes.

“Infelizmente as tratativas com a Novacap não avançaram. Nossos recursos em atraso não foram repassados e não houve confirmação de datas até o presente momento. Não temos mais condições de abastecer veículos e máquinas”, informou a direção da COORPECAMDF em comunicado aos associados.

A entidade orientou que todos os veículos vinculados às administrações regionais permaneçam estacionados nos respectivos pátios, enquanto caminhões e máquinas da mecanizada deverão permanecer nas dependências da Novacap. A cooperativa destacou ainda que não haverá bloqueios ou impedimento de acesso aos órgãos públicos.

Serviços podem ser afetados

A paralisação poderá impactar diretamente serviços de conservação urbana em diversas regiões administrativas do Distrito Federal, incluindo:

Manutenção de vias públicas;
Conservação de áreas urbanizadas;
Limpeza e apoio operacional;
Serviços de máquinas pesadas;
Atividades de suporte às administrações regionais.
Categoria pede transparência

Representantes dos trabalhadores cobram esclarecimentos sobre a destinação dos recursos e questionam por que os prestadores de serviço continuam sem receber, mesmo após a suplementação orçamentária anunciada para a companhia.

A principal dúvida levantada pela categoria é se os recursos já foram efetivamente liberados e qual o cronograma previsto para regularização dos pagamentos.

Até o fechamento desta reportagem, a Novacap não havia divulgado posicionamento oficial sobre as alegações da cooperativa nem informado previsão para quitação dos débitos apontados pelos prestadores de serviço.