Usina da Novacap bate novo recorde de produção de asfalto

Só nos cinco primeiros meses deste ano, foram produzidas cerca de 22.600 mil toneladas

AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: CHICO NETO
Produção já registra aumento vultoso no comparativo com o mesmo período de 2019 | Foto: Divulgação / Novacap

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) bateu mais um recorde de produção de asfalto. Nos cinco primeiros meses deste ano, foram produzidas 22.598,30 toneladas de massa, utilizadas na manutenção e construção de vias em todo o DF.

Somente neste mês, saíram da usina 4.519,66 toneladas de asfalto – o equivalente a 600 caminhões de tamanho padrão, carregados. “Esses números mostram que estamos conseguindo compensar as adversidades e manter um serviço tão essencial funcionando, e esse é um compromisso da Novacap”, destaca o diretor-presidente da companhia, Cândido Teles.

4.519,66 toneladasQuantidade de asfalto produzida, somente neste mês, pela Novacap

Contratempos

“Apesar de todos os transtornos causados pela pandemia, como a diminuição no número de servidores, a usina já produziu a maior quantidade de CBUQ [cimento betuminoso usinado a quente, termo usado em linguagem industrial para definir asfalto] nesses meses em toda a história catalogada na Novacap”, comemora o chefe da Seção de Produção de Asfalto, Maurílio Tiberi.

Outro fator que poderia atrapalhar o bom desenvolvimento das atividades da usina é a quantidade de chuvas registradas este ano. Segundo Maurílio, uma das etapas de fabricação do asfalto é a retirada de toda a umidade existente nas matérias-primas utilizadas, pois, quanto mais molhados estão esses materiais, mais tempo a engrenagem leva para produzir.

Mais recordes

Mais um número destacado nos gráficos de resultados da companhia foi obtido em abril deste ano, com a produção de 4.538,14 toneladas de asfalto. Durante o mesmo mês, em 2019, foram produzidas 2.592,98 toneladas.

Leia também

Operação tapa-buraco chega ao Setor Comercial Sul 

Novacap finaliza recuperação asfáltica em Sobradinho

Epig ganha 10 km de asfalto novo

Segundo os cálculos estatísticos do setor, a expectativa de produção para este ano é de 79.094,05 toneladas, dado que, se confirmado, colocará 2020 como o ano mais produtivo de que se tem registro na usina. A projeção é baseada nos resultados passados, ou seja, de acordo com o aumento ou diminuição da produção mensal em relação ao ano anterior, o número final vai se ajustando.

79 mil toneladasNúmero aproximado da produção projetada para todo este ano

“Ano passado, tivemos uma produção de 52.889,72 toneladas”, enumera Maurílio Tiberi. “Como este ano já estamos com uma fabricação mensal recorde, automaticamente a probabilidade de o número anual crescer aumenta.”

Demandas da população

A manutenção de vias é um dos serviços mais cobrados pela população, o que faz com que a Novacap atue em todas as regiões administrativas do DF, juntamente com as administrações, para diminuir os problemas da malha viária das cidades.

Lúcia Pereira, 50 anos, moradora da região próxima à Rota do Cavalo, aguarda, ansiosamente, a conclusão das obras de asfaltamento que estão sendo realizadas no local. “Aqui sempre foi aquele terrão na seca e lamaçal durante a época de chuva”, conta. “Finalmente olharam por nós e estão colocando asfalto”.

Trabalho integrado

Além das equipes compostas por servidores efetivos da Novacap, empresas terceirizadas também realizam os serviços de manutenção e construção das vias, inclusive durante fins de semana e feriados.  Os polos criados pelo governo, com caminhões e equipamentos de manutenção asfáltica funcional (tapa-buracos), também contribuem para reforçar a mão de obra nas administrações.

“Muitas equipes utilizam o asfalto produzido aqui na Novacap”, informa o diretor de Urbanização da companhia, Sérgio Lemos. “Esse recorde demonstra, também, o empenho de todo o governo, pois estamos, efetivamente, utilizando esse material, e ele se transforma em vias mais seguras e confortáveis para todos.”

Postagem: http://egnews.com.br

Fonte: Agência Brasilia * Com informações da Novacap

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here