Mais 275 câmeras de vigilância foram instaladas no DF desde 2019, diz SSP

Ao todo, 879 câmeras, distribuídas em 20 cidades do Distrito Federal, vigiam o “Big Brother Brasiliense”

Lúcio Bernardo Jr. / Agência BrasíliaLÚCIO BERNARDO JR. / AGÊNCIA BRASÍLIA

A Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) anunciou que 275 câmeras de vigilância foram instaladas em todo o DF desde janeiro de 2019. A quantidade representa um aumento de 47%, levando em consideração o número total atualmente, que é de 879.

“O uso das câmeras de videomonitoramento contribui de forma eficiente com o trabalho realizado pelas forças de segurança, por aqueles que estão em campo, com investigações realizadas pela Polícia Civil e órgãos do Judiciário, como Ministério Público e tribunais, e ações de policiamento da Polícia Militar. Estamos investindo fortemente na ampliação desses equipamentos, pois nosso objetivo é que todo o Distrito Federal esteja monitorado”, afirma o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.

Instalação e acesso

Os locais onde as câmeras são instaladas são definidos com base em estudos da Subsecretaria de Gestão da Informação (SGI), da SSP/DF, e também por batalhões e delegacias de polícia. A partir desses relatórios, as autoridades identificam as chamadas “manchas criminais”, levantando dias, horários e locais de maior ocorrência de crimes.

“O uso das imagens captadas pelas câmeras de segurança podem contribuir com o encurtamento do tempo de investigação e consequente responsabilização mais rápida do infrator, principalmente em casos de condenações e prisões”, aponta o delegado-adjunto da 4ª Delegacia de Polícia, João de Ataliba. (Com informações da Agência Brasília)

Fonte: Metropoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here