Atraso no hospital de campanha de Águas Lindas (GO) preocupa prefeitura

Cartilha lista o que pode e o que não pode abrir em Goiás

Em nota, Executivo municipal diz que “burocracias colocam em risco milhares de homens e mulheres que lutam para vencer o novo coronavírus”

 

A Prefeitura Municipal de Águas Lindas (GO) afirmou, nesta sexta-feira (08/05), que é “preocupante” o atraso para a entrega do novo hospital de campanha anunciado pelo Ministério da Saúde. A previsão era de que a estrutura fosse entregue no fim de abril, mas a burocracia, segundo indica o município, está postergando a inauguração da unidade.

Em contato com a coluna, o Palácio das Esmeraldas diz que o Ministério da Saúde planeja a entrega para daqui a 15 dias. Ao Metrópoles, a pasta federal confirmou a previsão e disse “o início do funcionamento dessa unidade ficará sob a responsabilidade do Estado de Goiás” (veja a nota abaixo).

O Executivo municipal de Águas Lindas ressalta que, no atual cenário, “as burocracias colocam em risco milhares de homens e mulheres que lutam para vencer a batalha contra o novo coronavírus. Ressaltamos ainda o compromisso desta administração é na luta efetiva para que possamos passar por esta crise que colocou o mundo inteiro em alerta”, frisa.
Ainda conforme a nota, a unidade atenderá pacientes de pelo menos sete cidades goianas do Entorno: Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Luziânia e Cristalina. “Se necessário, poderá atender pacientes do Distrito Federal”, explica a prefeitura.

Desafogamento

O funcionamento do novo hospital desafogará, por exemplo, a rede pública de saúde do Distrito Federal. Ao todo, 159 pessoas de 17 estados tiveram a doença diagnosticada em Brasília. A maioria vem de Goiás: 115.

Por uma questão geográfica, os municípios do Entorno são os que despertam maior preocupação das autoridades sanitárias da capital do país.

O chefe do Executivo local ressalta não se tratar de uma queixa, mas entende que saber a quantidade de pacientes atendidos com Covid-19 na cidade é fundamental para o pleno desenvolvimento de políticas públicas.

“Precisamos, pelo menos, de ter conhecimento. Sabemos, por exemplo, que 80 pessoas infectadas no Entorno estão sendo tratadas na nossa rede hospitalar. Então, faz parte do nosso planejamento olhar para essa região, em virtude do hospital de campanha de Águas Lindas ainda não estar funcionado e a situação do entorno é conhecidamente difícil por não ter uma rede hospitalar estruturada ”, disse.

Uma das vítimas da Covid-19 desta sexta-feira (08/05) em território brasiliense morava no Novo Gama, município goiano situado no Entorno do DF.

MAIS SOBRE O ASSUNTO
Estrutura

O hospital de campanha de Águas Lindas terá 200 leitos adaptáveis para unidades de tratamento semi-intensivas, com tubulação e suporte para respiradores. A obra está orçada em R$ 10 milhões.

De acordo com os últimos dados divulgados pela Secretaria de Saúde, Goiás tem já 1.027 infectados e 51 mortes por Covid-19. Desses, 28 pacientes confirmados são de Águas Lindas, sendo um óbito registrado no município.

O que diz o Ministério da Saúde

Em nota, o Ministério da Saúde informa que “encaminhou ofício na última quinta-feira (07) ao governo do estado de Goiás explicando que já poderia ser dado início à contratação dos meios necessários ao pleno funcionamento do Hospital de Campanha”.

O texto ainda frisa que “cabe destacar que a mobilização de pessoal, equipamentos, insumos, medicamentos, dentre outros aspectos necessários ao pleno funcionamento do hospital, ficarão a cargo do Governo do Estado de Goiás e deverão estar prontas no prazo de até 15 dias após a notificação em ofício”.

Por fim, o Ministério da Saúde esclarece que “está providenciando Acordo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado a respeito das responsabilidades. Coube ao Ministério da Saúde o pagamento da mobilização, construção e locação mensal da estrutura montada, além do fornecimento de oxigênio e suplementar de energia elétrica por geradores. A infraestrutura a cargo do Ministério da Saúde está em fase de conclusão”, finaliza.

Veja a nota da prefeitura

Nota a Imprensa 08-05 HCamp… by Metropoles on Scribd

Postagem: http://egnews.com.br

Fonte: Metropoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here