Uma convocação, muitos desfalques: como a Seleção afetará 3 times do Brasil

Palmeiras, Flamengo e Athletico-PR tiveram jogadores chamados pelo técnico Tite para defender o Brasil nas Eliminatórias da Copa 2022

Tite convoca Seleção Brasileira

LUCAS FIGUEIREDO/CBF

O calendário do futebol brasileiro costuma ser cruel com os próprios clubes e a pandemia do novo coronavírus irá aumentar a dose de maldade. Isso porque competições se acumularam e as datas Fifas irão provocar ainda mais desfalques. A convocação da Seleção Brasileira feita na última sexta-feira (18/9) afetará diretamente três times durante três rodadas do Brasileirão: Palmeiras, Flamengo e Athletico-PR.

Desta forma, os técnicos terão de encontrar soluções dentro do elenco para suprir as ausências de Rodrigo Caio e Everton Ribeiro, no Flamengo; Weverton e Gabriel Menino, no Palmeiras, e Santos, no Athletico-PR. Em meio aos duelos estão, inclusive, clássicos regionais, como Vasco x Flamengo e Palmeiras x São Paulo.

O que há no elenco à disposição

Palmeiras
O técnico Vanderlei Luxemburgo pagará um preço alto pode ter encontrado a solução para o próprio time. O bom desempenho de Gabriel Menino deslocado para a lateral-direita chamou a atenção de Tite, que o convocou. Desta forma, Vanderlei terá que recorrer aos laterais de ofício – Myke e Marcos Rocha – para ocupar o setor. No gol, Weverton tem sido convocado constantemente e Jailson é o substituto natural.

O time carioca terá que ceder os jogadores Rodrigo Caio e Everton Ribeiro. Na defesa, os reforços contratados em 2020 – Léo Pereira e Gustavo Henrique – irão disputar uma vaga. Já no meio-campo, é provável que Domènec Torrent tenha que mudar o estilo de jogo. Isso porque, além de não contar com Everton Ribeiro, ele perderá ainda o uruguaio Arrascaeta. Como não dispõe de outros jogadores com a mesma característica, a tendência é que escale um dos rápidos pontas que tem: Michael, Pedro Rocha ou Vitinho.

Athletico-PR

Convocado por Tite em outras ocasiões, o goleiro Santos voltará a desfalcar o Athletico-PR, embora tenha pouca chance de ser aproveitado na Seleção. Jandrei, ex-Chapecoense, será o substituto do goleiro, o que já ocorreu em quatro oportunidades neste ano.

14ª rodada (dias 7 e 8/10)

Flamengo x Sport
Botafogo x Palmeiras
Athletico-PR x Ceará

15ª rodada (dias 10 e 11/10)

Vasco x Flamengo
Palmeiras x São Paulo
Internacional x Athletico-PR

16ª rodada (dias 14 e 15/10)

Flamengo x Bragantino
Palmeiras x Coritiba
Athletico-PR x Corinthians

*A CBF ainda não divulgou a data de apresentação na Granja Comary. A programação será decisiva para aumentar ou diminuir os jogos que irão desfalcar os times brasileiros.

Fonte:  Metropoles