Senado +Digital: o Legislativo ao alcance da mão

A Secretaria de Comunicação do Senado (Secom) lança nesta terça-feira (5) cinco novos produtos para aproximar ainda mais o cidadão da atividade legislativa. É o Senado +Digital. Os produtos envolvem todos os veículos e setores da Secom e têm o mesmo objetivo: facilitar o acesso à Casa por meio digital, com ênfase em dispositivos móveis, para ampliar o alcance do noticiário produzido a partir dos debates e decisões dos senadores, que geram impacto em toda a sociedade.

Compõem o cardápio do Senado +Digital o serviço de push de notícias em tempo real do portal Senado Notícias, o envio diário dos destaques do noticiário pelo whatsapp do Senado, os programas em áudio produzidos pela Rádio Senado em formato de podcasts, as novas funcionalidades e novo visual da página da TV na internet, a TV Senado Play, e o aplicativo de visitação do Congresso Nacional, disponível na Google Play e na Apple Store.

Push de notícias da Agência Senado

O serviço de notificações contribuiu para que o portal Senado Notícias fechasse os primeiros 8 meses do ano com um aumento superior a 60% tanto na quantidade de usuários quanto nas visualizações de páginas, em comparação com o mesmo período de 2018 — 11,5 milhões de usuários e 23,8 milhões de visualizações. A implantação do serviço ficou a cargo da Coordenação de TI (CoTI) da Secretaria de Comunicação (Secom).

TV Senado Play

O novo leiaute valoriza o conteúdo ao vivo com atividades legislativas nas comissões e no Plenário. O cidadão poderá assistir aos debates e votações em tempo real ou consultar a íntegra a qualquer momento. A nova página permite ainda o agrupamento, por meio de playlists e tags, de qualquer tema discutido no Senado. A integração com as redes sociais vai ampliar o alcance das informações pela facilidade de compartilhamento.

Whatsapp do Senado

Para não saturar os celulares de notificações, as mensagens não serão frequentes demais. Além disso, para garantir a privacidade, será usada a ferramenta de listas de transmissão. Não há previsão de interação: a finalidade é a de distribuir notícias, uma vez que o cidadão já pode entrar em contato com o Senado pelo telefone 0800-612211, pelos perfis no Instagram e Twitter e pelas páginas no Facebook e Linkedin.

Podcasts da Rádio Senado

Confira a lista de podcasts:

  • Boletim.leg — boletim de notícias com três edições diárias;
  • Pautas Femininas — apanhado semanal de iniciativas sobre direitos das mulheres;
  • Projetos da Semana — informativo sobre os projetos dos senadores;
  • Reportagem especial — conteúdo semanal que aborda temas da agenda nacional;
  • Senado em Dois Minutos — boletim diário noturno com as principais notícias;
  • Voz do Brasil — Noticiário diário do Senado que integra o Programa A Voz do Brasil;
  • Curta musical — Fatos e personagens da música brasileira, às terças e sextas-feiras;
  • Autores e Livros — Revista eletrônica semanal sobre o mundo dos livros.

Aplicativo de visitação do Congresso

O desenvolvimento do aplicativo ocorreu a partir de um concurso realizado na Campus Party 2018 (Desafio VisitApp). Ele foi idealizado para melhorar a interatividade, ampliar o atendimento aos cidadãos, tornar o tour mais lúdico e elucidativo e divulgar a visitação. Cerca de 140 mil pessoas visitam o Congresso a cada ano. O app está disponível na Google Play e na Apple Store.


Postagem: http://egnews.com.br

Fonte: Agência Senado