Programa Câmara Inova incentiva uso da tecnologia para modernizar a instituição e o mandato parlamentar

A Câmara dos Deputados lançou, nesta quarta-feira (6), o programa Câmara Inova. O objetivo é fomentar a modernização da instituição e do mandato parlamentar a partir do uso de recursos tecnológicos que aproximem o parlamentar do cidadão e que facilitem a divulgação da atuação parlamentar em meios diversificados, com baixo custo e ampla difusão.

Entre os novos recursos à disposição do cidadão estão:

Infoleg Orçamento: plataforma de acompanhamento da execução da lei orçamentária e de outras informações do processo legislativo orçamentário. O aplicativo está disponível nos lojas virtuais dos sistemas operacionais de smartphones e tablets –  App Store (iOS) e Google Play Store (Android).

Gabinete Digital: ferramenta de gestão da atuação do parlamentar que possibilita a integração digital de mecanismos de interesse do mandato parlamentar e sua atuação na Câmara dos Deputados. As novidades estarão disponíveis na página do deputado no portal da CD. Nessas páginas, o cidadão vai encontrar mecanismos para enviar mensagens ao parlamentar; acessar as redes sociais do deputado; conhecer as propostas apoiadas ou não pelo deputado; e se manifestar sobre essas propostas acessando as enquetes.

Infoleg Autenticador: sistema que recebe documentos em meio digital e autentica-os para tramitação de proposições nas duas Casas. Disponível na plataforma Web, o sistema apresenta mecanismo de interação com o usuário; utiliza assinatura eletrônica e biometria; envia e recebe documentos eletrônicos; e faz numeração eletrônica única para o conjunto das proposições bicamerais.

Sistema de Gestão de Passagens Aéreas (Sigepa):  ação que integra o Gabinete Digital. O Sigepa é um sistema informatizado que permite reservar, comprar, cancelar e remarcar passagens aéreas.

Estúdio 513: espaço voltado para a produção de conteúdo digital do parlamentar com suporte técnico e capacitação para uso das novas mídias digitais.

Nuvem Parlamentar: plataforma internacional de dados abertos para pesquisa temática qualificada e centralizada de legislação e proposições legislativas de diferentes países em uma única língua e de forma acessível.

Além dos novos recursos, já foram implantadas mudanças no portal institucional, com uma mudança global com foco na navegabilidade e na acessibilidade de linguagem das informações legislativas e parlamentares. A Câmara também realizou um seminário em agosto sobre boas práticas nas redes sociais e usos das ferramentas do Google e Twitter.

Postagem: http://egnews.com.br

Fonte: Agência Câmara