Fotos: chuvas fazem dia “virar noite” no Distrito Federal

Em muitos pontos do DF, nuvens carregadas mudaram a paisagem da capital nas primeiras precipitações após longo período de estiagem

HUGO BARRETO/METRÓPOLES

Após 119 dias de estiagem, as chuvas retornaram com força máxima no Distrito Federal, na tarde desta segunda-feira (21/9). Entre alagamentos e quedas de energia, em algumas regiões da cidade, em certo momento, por causa das nuvens carregadas, o tempo esteve com características noturnas.

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Problemas

Com o retorno das chuvas, moradores do Lago Sul (QL 9, por exemplo), Lago Norte, de Planaltina e Santa Maria relataram ao Metrópoles falta de luz na região.

Apesar disso, o calor permanecerá intenso nesta segunda. Pela manhã, os termômetros do DF registraram temperatura mínima de 16,3ºC. Mas, à tarde, pode bater os 34ºC.

“Da mesma forma, a umidade continua baixa e pode chegar a 20%, 15%”, afirmou a meteorologista do Inmet Naiane Araújo. Nesta manhã, a umidade relativa do ar chegou à máxima de 70%.

De acordo com Naiane, o calor e a seca devem ser amenizados pela chuva entre terça (22/9) e quinta-feira (24/9). “A temperatura tem tendência de ficar entre 28ºC e 29ºC, e a umidade deve ter os valores mínimos em torno de 40%”, assinalou a especialista.

Fonte: Metropoles