Faculdade Fael supera meta e leva todos os funcionários a um Resort de Águas Termais durante quatro dias.

Empresa supera meta e leva todos os funcionários a um Resort de Águas Termais durante quatro dias.

Faculdade FAEL 2020 - Bolsas, Cursos e Informações | Quero Bolsa

Após ter crescido 178% em 2019/2020, a Diretoria da Faculdade Fael Sobradinho/Valparaíso e da MP Educação Profissional surpreendem toda a equipe com uma viagem de quatro dias ao Complexo Aquático L’acqua diRoma, em Caldas Novas-GO.

Atualmente, em meio à pandemia, a gestão já havia se destacado por se comprometer a não demitir nenhum funcionário até que passasse a crise sanitária, o objetivo inicial era não criar um ambiente de pessimismo e medo e sim a partir desse momento criar novas estratégias de ação para atender às audaciosas metas de crescimento. Assim, para garantir a continuidade das tarefas, todos os funcionários receberam notebook ou computadores de mesa e passaram a trabalhar diretamente da sua residência. “O plano deu tão certo que o crescimento foi superado em todas as suas métricas, desde novas matrículas à retenção dos alunos”, conta o Diretor Marcio Portilho.

Os funcionários eram estimulados diariamente e recompensados ao fim de cada mês com mimos dificilmente encontrados em empresas tradicionais – em geral as equipes escolhiam a premiação para cada meta alcançada. Ao final de agosto de 2020, realizamos uma reunião para avaliar os números alcançados e as novas metas estabelecidas e nesse momento toda a equipe foi comunicada de que iria viajar para Caldas Novas, por conta da empresa. Imagine o turbilhão de emoções e desespero para arrumar tudo e viajar no outro dia bem cedinho. Todos os colaboradores ficaram entusiasmados e eufóricos com a notícia. Aos que nunca haviam viajado para outro estado então, era quase que um sonho.

Na primeira semana de setembro, os 14 membros da empresa foram para o complexo de águas termais L’acqua diRoma (Caldas Novas-GO), com direito a visita ao centro e jantar no melhor restaurante da Cidade. A preocupação com a pandemia era pré-requisito para a escolha do local, que por sua vez, garantiu todas as ações de precaução e manutenção da saúde e entretenimento.

A viagem apresentada a todos com grande surpresa, não veio de forma gratuita: ela é fruto de um benefício extra que a Faculdade Fael Sobradinho/Valparaíso deram à equipe por ter superado as metas pré-estabelecidas. A projeção inicial era crescer 10% em 2019/2020, mas cresceu 178%. Um resultado mais que surpreendente se observarmos os fatores externos ao ambiente de negócios que certamente poderiam afetar os resultados, como por exemplo: a pandemia.

A ideia de viajar com toda a equipe não é nova, acontece desde em setembro de 2017, e é planejada sempre na reunião de campanha do ano seguinte. “Nesse último ano, observamos o amadurecimento do modelo de negócio e das equipes. Levamos em conta que os nossos produtos já estavam ajustados ao novo normal e em meio a diversos treinamentos e reuniões de trabalho, vimos que era oportuno dar um salto ainda maior nas ações de crescimento e retenção dos alunos. Analisando os números, num primeiro momento parecia impossível chegar aos resultados projetados. E isso só seria possível com foco e determinação diária.”, conta Karla Jhennifer, Supervisora da Faculdade Fael.

A empresa já tem um modelo de premiação mensal sempre que colaboradores alcançam os objetivos. Porém, a equipe sempre fica na expectativa do grande prêmio EXTRA, sempre que os resultados das metas são superados em dobro. Um feito nada menos que extraordinário.

A premiação inicial seria uma viagem ao Rio de Janeiro, mas que por conta da pandemia, o local teve que ser trocado. “Assim como criamos novas opções de negócios, buscamos um local que garantisse a segurança e a saúde dos nossos colaboradores. Após pesquisar diversos locais de norte a sul do País, escolhemos um local que alinhasse o descanso com entretenimento. E foi assim que escolhemos a cidade de Caldas Novas para uma viagem com todo o time. Para a maioria dos colaboradores era a primeira vez que conheciam as águas termais da Cidade de Caldas Novas-GO.”

Para a conquista dos objetivos, a Faculdade Fael traçou uma série de estratégias e tarefas que precisariam ser realizadas ao longo de cada micro campanha. Para isso, buscou no mercado profissionais expoentes como: Denise Flavia, treinadora de equipes, Veronica Machado e Graciekelly Alves, especialistas em Mídias Digitais e a Bueno Consultoria, especialista em treinamento e macrocaptação.

“Tive o privilégio de treinar a equipe no último dia útil de 2019, o tema: Como Alcançar Resultados Extraordinários! Toda a equipe teve uma participação ativa no treinamento, inclusive os gestores. Saí daquele treinamento com uma sensação incrível de dever cumprido, pois a semente foi lançada e caiu em solo fértil. Sabemos que na lei da semeadura a semente multiplica 30, 60 e até 100 por uma. É isso que a equipe FAEL Sobradinho e Valparaíso está fazendo, frutificando!” Comenta Denise Flávia – Analista Comportamental, Treinadora do IBMaster  e aluna de segunda graduação da FAEL Sobradinho.

Os objetivos e números a serem alcançados eram bastante agressivos. “Claro que muita coisa não deu certo enquanto outras superavam as expectativas, boa parte das nossas ações era realizada em contato direto com a comunidade. E no meio do caminho, tudo teve que ser mudado, os treinamentos e reuniões com consultores e especialistas foram fundamentais para REIVENTAR cada ação e realinhar algumas metas para cada uma das tarefas. Isso nos ajudou a aumentar ainda mais nossos vínculos e compromissos.  Esse talvez tenha sido nosso maior aprendizado em meio a pandemia.” explica Marcelo Portilho.

A cada fechamento de mês, a Faculdade Fael divulgava os resultados, nossa equipe imediatamente se reunia e fazia uma rodada de avaliação de acertos de erros.

“Todos os colaboradores viam através dos números o quão próximos ou distantes estávamos das metas, e o que cada um deveria fazer para melhorar os resultados por meio das estratégias e tarefas definidas.”, diz Rebeca de Oliveira – Assistente acadêmica.

Para Marcio Portilho, as despesas com a viagem não são custos e sim investimento. “Para mim, é a execução prática de trabalhos apresentados na Faculdade quando eu ainda era estudante de Pós-graduação em Gestão Estratégica em Recursos Humanos. Durante minhas experiências como colaborador, apenas uma empresa realizava ações como a que desenvolvemos atualmente, e isso fazia uma grande diferença nos resultados e no ambiente de trabalho. Na Faculdade Fael, nós colaboramos com o sucesso dos resultados, e não competimos entre nós, e isso que faz diferença.”

“Na qualidade de consultor, ações como a que colocamos em prática ainda são exceções nas empresas. Isso fica evidente quando nossos colaboradores informam ou registram suas experiências nas redes sociais. Amigos, familiares e até colaboradores de outras empresas se manifestam querendo ir junto, trabalhar conosco ou mesmo pedem para ligar para o chefe deles para fazer o mesmo que a gente faz aqui,” conta a colaboradora Patrícia Azevedo.

Nas próximas semanas, a empresa voltará a reunir a fim de traçar nossas metas, objetivos e tarefas.

Que venha 2021!!!

Veja mais fotos:
Com informações de Marcio Portilho