EUA dizem que China ocultou casos e mortes por Covid-19

Relatório da inteligência americana afirma que país asiático manipulou intencionalmente os dados

EUA dizem que China ocultou casos de Covid-19 Foto: Reprodução

Um relatório elaborado pela inteligência dos Estados Unidos apontou que a China teria subnotificado os casos e as mortes que aconteceram em decorrência da Covid-19 no país asiático. A informação foi revelada em uma reportagem da Agência Bloomberg nesta quarta-feira (1°).

Funcionários do setor de inteligência, que conversaram com a Bloomberg sob anonimato, afirmaram que o documento concluiu que o país asiático publicou dados incompletos sobre as ocorrências da doença no país de forma intencional. Oficialmente, até esta quarta, a China registrava 82.361 casos e 3.316 mortes.

A desconfiança sobre os números chineses já havia sido levantada pelo secretário de Estado dos EUA, Michael Pompeo, que chegou a afirmar em diversas ocasiões que a China encobriu a extensão do problema e bloqueou ofertas de ajuda de especialistas americanos.

– Esse conjunto de dados é importante, para que possamos salvar vidas depende da capacidade de ter confiança e informações sobre o que realmente aconteceu – disse ele.

O próprio presidente Donald Trump chegou a ressaltar que os números da China estavam “leves”, especialmente se comparados aos dos Estados Unidos, que tem uma população quatro vezes menor que a do país asiático, mas um número de casos que se aproxima do triplo.

– Os números deles parecem um pouco positivos, e eu estou sendo gentil quando digo isso – disse Trump em coletiva.

Postagem: http://egnews.com.br

Fonte: Pleno.News

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here