CDDF prestigiando evento do GDF

CDDF em peso no Palácio Buriti

GDF e Latam farão mais vôos diretos internacionais para o fortalecimento do Turismo

Novas operações diretas para Santiago, Lima e Assunção foram a pauta do encontro no Palácio do Buriti

Brasília 21.08.2019//Cerimônia de lançamento dos voos da Latam para o Perú, Paraguai e Chile, partindo de Brasília, no Palácio do Buriti. Na foto a secretária de turismo do DF, Vanessa Mendonça, o vice-governador Paco Britto e o CEO da Latam, Jerome Cadier. Foto Luís Tajes/Setur-DF

“O reflexo será em vários setores. Vamos procurar mais parcerias com as companhias aéreas para continuar investindo no desenvolvimento do Distrito Federal. Assim, transformando a capital em uma das principais portas de entrada do país”, destacou o Vice-Governador Paco Brito.

O Conselho de Desenvolvimento do DF (CDDF), através do Presidente Eugênio Piedade, liderou uma comitiva de 42 conselheiros que dirigem a organização para a cerimônia da Secretaria de Turismo do Distrito Federal

“Os pilares do CDDF são a Capacitação, Empreendedorismo e Turismo, pois só assim se gerará desenvolvimento regional”, comentou Eugênio Piedade.

Brasília aumentou sua conectividade aérea com a América Latina. O Governo do Distrito Federal, a Secretaria de Turismo do DF e a Latam celebraram, na quarta-feira (21), os três novos vôos internacionais que serão operados pela companhia aérea. A partir de outubro, Brasília terá ligação direta com as capitais Santiago (Chile), Lima (Peru) e Assunção (Paraguai).

“Os discursos foram promissores, mas percebi nas falas dos nossos gestores que o vice-governador Pacco Brito faltou mencionar o Turismo Religioso, onde temos a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida que foi eleita a primeira maravilha de Brasília, o ponto turístico mais visitado da Capital. E a Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, deixou de incluir as riquezas naturais que Planaltina-DF que possui, 09 parques, ET Águas Emendadas, 99 cursos d’água, lagoas e cachoeiras, ela falou apenas das cachoeiras de São Sebastião e de Brazlândia, o presidente Eugênio Piedade também notando o esquecimento pediu que eu fizesse esta  citação nesta matéria, mostrando que os conselheiros do CDDF, são conhecedores de nossas riquezas e estão atentos para ajudar nossos governantes em seus discursos ”, comentou Helio Rosa (Vice-Presidente do CDDF.

Durante a cerimônia, o vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, representando o governador Ibaneis Rocha, reconheceu o esforço das pastas e órgãos do GDF para fomentar o turismo, a geração de emprego e renda na capital.

Paco Brito também agradeceu à Câmara Legislativa do DF (CLDF) por ter aprovado a Lei n° 458/219 do Executivo local, que reduz do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). De acordo com o presidente da companhia aérea Latam Airlines, Jerome Cadier, a proposta do governo possibilitou as novas operações.

“São medidas deste tipo que podem destravar a aviação brasileira e atrair investimentos para mercados realmente sustentáveis”, comentou Vice-Governador Paco Brito.

Segundo a Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, Brasília ganhou, desde o início deste ano, um novo olhar sob o turismo e que, o aumento de conectividade com outros países da América Latina em tão pouco tempo, demonstra os esforços que o GDF tem realizado para impulsionar o turismo na capital brasileira.

“Estamos no coração do Brasil, temos um dos melhores aeroportos e temos vôos diretos com todas as capitais brasileiras”, ressaltou.

O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, destacou que a capital brasileira irá crescer muito com esses novos voos. “É fundamental que Brasília esteja na rota das empresas aéreas”, frisou. Ele ainda comentou que é fundamental que Brasília esteja na rota das empresas aéreas e que o Instituto fará parceria com a Secretaria de Turismo para que a ocupação hoteleira aumente nos fins de semana.

“Vamos ter muito mais conectividade. Vamos divulgar mais Brasília. Não tenho dúvida que o governo de Brasília está fazendo o seu papel”, concluiu.

As novas rotas começam a ser operadas aos poucos. Em 15 de outubro inicia o destino direto para Santiago às terças, quintas e sábados. Em 14 de novembro será a vez do trecho para Lima às segundas, quintas e sábados e em dezembro, a rota de Assunção. A companhia ainda irá detalhar a escala.

Participaram da cerimônia os secretários de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo, de Cultura, Adão Cândido, de Desenvolvimento Econômico, Ruy Coutinho, de Relações Internacionais, Pedro Rodrigues, de Projetos Especiais, Everardo Gueiros, de Governo, José Humberto, o presidente da Inframerica, Jorge Arruda, o embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt, o embaixador do Peru no Brasil, Javier Yépez Verdeguer, a Ministra do Paraguai, o líder do governo, Cláudio Abrantes, a deputada distrital Júlia Lucy  e os deputados federais Júlio César, Celina Leão e Flávia Arruda.

Brasília-Santiago

A rota será operada a partir de 15 de outubro, com aeronaves Airbus A320, que acomodam 174 passageiros em classe Economy. Às terças, quintas e sábados, o voo LA781 decolará de Brasília às 20h05 (hora local) e pousará em Santiago a0h25 (hora local) do dia seguinte. Nos mesmos dias, o voo LA780 decolará de Santiago às 13h55 (hora local) e pousará em Brasília às 18h15 (hora local).

Brasília-Lima

A rota será operada a partir de 14 de novembro, com aeronaves Airbus A320, que acomodam 174 passageiros em classe Economy. Às segundas, quintas e sábados, o voo LA2471 decolará de Brasília às 8h30 (hora local) e pousará em Lima às 11h10 (hora local). Nos mesmos dias, o voo LA2416 decolará de Lima a 0h03 (hora local) e pousará em Brasília às 6h50 (hora local).

Ministra de Turismo do Paraguai, Sra. Sofia Montiel de Afara e Conselheiro Rene, Superintendente da RIDE/CDDF

Brasília-Assunção

A rota será operada a partir de dezembro. Mais detalhes serão comunicados em breve.

Fonte: Blog do Helio Rosa, Fotos: CDDF e Luís Tajes/Setur-DF