Advogado do candidato a prefeitura de Águas Lindas-GO Tenente Rajão, impugnará divulgação de pesquisa realizada para a prefeitura

TENENTE RAJÃO ENTRARÁ COM A IMPUGNAÇÃO DA PESQUISA SUPOSTAMENTE REALIZADA EM ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS

O Candidato a Prefeito de Águas Lindas de Goiás Tenente Rajão através do seu Partido PATRIOTA 51 pedirá a impugnação da pesquisa de intenção de votos realizada no período de 7 a 10 de outubro de 2020 pela empresa Real Time Big Data Gestão de Dados LTDA.

Pedirá também que a Rede Record possa deixar de divulgar as pesquisas em função do seu interesse direto em influenciar os eleitores de Águas Lindas de Goiás uma vez que o candidato a Vice do Doutor Lucas é do Partido Republicanos e da Igreja Universal do Reino de Deus.

O documento de impugnação trará a insatisfação do partido quanto aos diversos aspectos, quem explica é o Tenente Rajão:

“Temos elementos robustos para questionar a atual pesquisa, senão vejamos:

  1.  Que metodologia foi utilizada na pesquisa? Foi realizada por meio telefônico? Pois segundo a Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa de Opinião (Abep) “os levantamentos e coletas de opiniões realizados por meio de ligações telefônicas para pesquisas eleitorais […] não são recomendados para esse fim, pois nem sempre retratam com fidelidade a percepção real da maioria dos eleitores”. 
  1. Quais dessas metodologias utilizadas:
  2. –  Pesquisa quantitativa, telefônica, através de entrevistas a pessoas às quais é aplicado um questionário estruturado. Essas pessoas constituem uma amostra representativa dos eleitores com acesso à rede telefônica fixa (na residência ou no trabalho) e a telefone celular. As entrevistas serão realizadas por equipes de pesquisadores, com bastante experiência nesse tipo de trabalho, e especialmente treinados para esta pesquisa.Ou,
  1.  – Pesquisa quantitativa por amostragem. Aplicação de questionário estruturado por meio de ligações automatizadas para telefones fixos e celulares. Ou,
  2. Outra? 
  •      Qual sistema utilizado?IVR-only?  Live Phone (RBS)? IVR + internet? IVR + Live Phone? Live Phone (RDD)? Internet (a pessoa aceita participar)? 
  1. Pois dependendo da metodologia e do sistema utilizado osresultados apresentam uma discrepância média bem diferente de acordo com o método utilizado diante da média dos resultados.
  1. Sabemos que a maioria das pessoas que tem linha fixa hoje é das classes A e B. As de menor renda têm celular pré-pago. Portanto, em Águas Lindas essa pesquisa não é tão fidedigna. Sabemos que cerca de 11% da população brasileira não tem nenhum tipo de telefone, nem fixo nem celular, sendo a maioria dessas pessoas de classe D e E. Um candidato que atende ao perfil do eleitor menos escolarizado e de menor renda vai ficar subestimado na pesquisa telefônica. E o candidato que tem perfil de eleitor mais escolarizado e de maior renda, vai ficar superestimado. E ainda cabe destacar que, nos levantamentos robotizados, é mais difícil ter proporção de entrevistados correspondente aos 53% de mulheres eleitoras e 47% de homens — o que tornaria as amostragens menos condizentes com o perfil brasileiro. 
  2. As sondagens eletrônicas têm problemas em colher as preferências das camadas mais pobres da sociedade – Há uma parcela da população que tem dificuldade para ouvir uma pergunta e digitar a resposta por meio do teclado do telefone. 
  1.  Outro fato: a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos para mais ou para menos, e a pesquisa diz que possui 95 porcento de confiabilidade, entretanto, utilizando os limites superiores e inferiores dá uma diferença de 8 pontos percentuais, o que reduz o nível de confiança da pesquisa.
  1.  É preciso aferir o integral cumprimento do artigo 33 da lei 9504/97.
  1.  E por fim, deve existir imparcialidade pois as emissoras de rádio e de televisão, por serem objeto de outorga do poder público, não devem agir em favor ou desfavor de quaisquer candidatos, e sabemos que o candidato a Vice do Doutor Lucas é do Partido Republicanos e da Igreja Universal do Reino de Deus, o que atrai um interesse direto da TV Record. 

O nosso Advogado Doutor Ricardo Alvarenga irá apresentar as razões de fato e de direito à Justiça Eleitoral, a qual acredito piamente que irá debruçar e perceber as inconsistências apresentadas” conclui o Tenente Rajão.