20.2 C
Brasília, BR
quarta-feira, dezembro 11, 2019
Início Notícias Distrito Federal A Solução para a retirada das Carroças das ruas no Itapoã e...

A Solução para a retirada das Carroças das ruas no Itapoã e todo o DF

bikes

Revendo uma matéria publicada no site: http://Só Notícia Boa / G1 e Agência Alagoas  onde catadores de lixo das cidades de Alagoas abandonariam as carroça e passariam a usar bicicletas. Morador e sabedor de uma destas cidades e da dificuldade que o governo e administrações do DF tem em solucionar esse problema, resolvi fazer esta matéria e levar ao conhecimento do Governador do DF Ibaneis Rocha sobre a necessidade de que seja feito um estudo da possibilidade da implantação desse projeto nas cidades carentes do DF.

Vejo minha cidade (Itapoã) em sua avenida principal, vários cavalos e coxos para alimenta-los, nas áreas verdes das marginais das BR 001 e 250, muita sujeira, mostrando imagens de talvez os moradores de nossa cidade não sejam limpos.

Resultado de imagem para carroceiros no itapoãNão somente visualmente trariam benefícios com a limpeza  mais principalmente para os animais que puxam essas carroças onde acabariam com a crueldade e o sofrimento desses animais que quase sempre são muito maltratados

Diante disto Governador Ibaneis, pense e coloque seus assessores para fazerem o estudo da viabilidade e a implantação imediata desse projeto nas cidades, os animais e toda a população de Brasilia agradece.

Vejam a matéria: 

Catadores de Alagoas ganham bikes de cargas para evitar crueldade com cavalos

E se, em vez de usar os cavalos e outros animais para carga, os trabalhadores pudessem usar bikes?

 

As bikes começaram a surgir como ideia pois muitas pessoas indagaram o fato de como esses trabalhadores conseguiriam continuar seus trabalhos de recolhimento de reciclados na rua sem os cavalos.

Pois o Governo de Alagoas teve uma ideia para resolver essa questão: catadores de entulho receberam 30 bicicletas de carga que ajudarão no trabalho diário por toda a capital, elas são chamadas de Ciclolix.

A ação faz parte do Projeto Relix, que incentiva a conscientização a respeito da correta destinação do lixo e a reciclagem. O evento realizado na orla da Pajuçara contou também com exposição fotográfica e uma peça de teatro.

As bikes de carga também trazem dignidade para os catadores.

“Essa bicicleta é muito maravilhosa. Sou catadora há 3 anos e ela vai ajudar bastante no trabalho, vai agilizar. Aí, além de catar os entulhos, aproveito para malhar as pernas pedalando”, brincou Maria Goreti da Silva Batista, em entrevista ao G1.

“Elas [as catadoras] ficam emocionadas, agradecem pelo que fizemos por elas. Isso me deixa feliz, mas triste também, pois estamos muito atrasados com relação à sustentabilidade. Há muita coisa que ainda podemos e devemos fazer para cuidar de nosso planeta”, afirma Lina, idealizadora do projeto.

O projeto Relix é patrocinado pelo Sesi Alagoas, com apoio institucional da Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Alagoas.

Ciclolix

Em cada escola e indústria por onde passar, o Relix também vai expor a Ciclolix, a bicicleta coletora, com resíduo reciclado limpo, que levará o espectador a conhecer, refletir e criar uma nova e adequada consciência sobre a lei do Aterro Sanitário, sobre a importância dos catadores de lixo, sobre a reciclagem, sobre a logística reversa e, sobretudo, a urgente necessidade de redução do lixo gerado por cada indivíduo.

Cada instituição envolvida vai firmar um acordo de colaboração com a cooperativa de catadores mais próxima geograficamente para que o lixo tenha destinação adequada.

Bicicletas de carga para catadores evitam crueldade com cavalos

Foto: Derek Gustavo/G1

Foto: Derek Gustavo/G1

Uma ideia simples e sensacional foi implantada em Maceió este mês, para dar dignidade às pessoas que recolhem material reciclado pela cidade e para evitar a crueldade com cavalos, que puxam carroças pesadas pelas ruas…

Catadores de entulho receberam 30 bicicletas de carga para ajudá-los no trabalho diário na capital das Alagoas.

A ação é do Projeto Relix, que incentiva a reciclagem e a destinação correta do lixo.

As bicicletas são chamadas de “Ciclolix” e vão dar lugar a cenas comuns em várias partes do Brasil, de catadores com suas carroças puxadas por cavalos magros, muitas vezes, famintos, cansados e com sede.

As bikes de carga também trazem dignidade para os catadores.

“Essa bicicleta é muito maravilhosa. Sou catadora há 3 anos e ela vai ajudar bastante no trabalho, vai agilizar. Aí, além de catar os entulhos, aproveito para malhar as pernas pedalando”, brincou Maria Goreti da Silva Batista, em entrevista ao G1.

“Elas [as catadoras] ficam emocionadas, agradecem pelo que fizemos por elas. Isso me deixa feliz, mas triste também, pois estamos muito atrasados com relação à sustentabilidade. Há muita coisa que ainda podemos e devemos fazer para cuidar de nosso planeta”, afirma Lina.

O projeto Relix é patrocinado pelo Sesi Alagoas, com apoio institucional da Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Alagoas.

Mande esta reportagem para o seu vereador, para o prefeito, para empresários de onde você mora.

É uma ideia boa e barata ser copiada na sua cidade, não acha?

Os cavalos agradecem!

Com informações do G1 e GovernoDeAlagoas

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Fonte: http://egnews.com.br : Com informações de Só Notícia Boa / G1 Agência Alagoas.